Foto: Arquivo pessoal
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil para o triênio 2023-2051.
“Se prevenir é o melhor caminho, o diagnostico precoce salva vidas, e é fundamental que todos os homens, especialmente aqueles acima dos 50 anos ou com histórico familiar, realizem exames regulares”, destaca do Deputado Federal Ossesio Silva.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais comum em homens a partir dos 60 anos. Outros fatores incluem histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais crucial.
“Neste Novembro Azul, vamos quebrar o tabu e falar abertamente sobre a saúde masculina, a prevenção é o que podemos lutar contra o câncer de próstata”, finaliza o parlamentar.
Novembro Azul: Conscientização e Prevenção do Câncer de Próstata