Foi aprovado nesta quarta-feira (15) por unanimidade, na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, o Projeto de Lei nº 3.776/2025, de autoria do Deputado Ossesio Silva (REPUBLICANOS-PE), que institui o Programa Nacional de Oficinas Digitais para a Terceira Idade (60digital), voltado para o aprendizado e uso da internet por idosos.

Em sua relatoria, o deputado federal Castro Neto (PSD/PI) reconheceu que, devido à falta de conhecimento operacional e uma melhor compreensão do funcionamento das redes de internet, muitos idosos continuam sendo vítimas de fraudes. “Sem sombra de dúvida, iniciativas como essa ampliarão os conhecimentos de parcela significativa da nossa população. O acesso à rede mundial de computadores é realidade e, por isso, essas oficinas serão muito importantes para os idosos”, avaliou Neto.

A proposta prevê parcerias junto a universidades, escolas públicas e diversas instituições da sociedade civil que poderão viabilizar cursos para melhor compreensão de uso de smartphones com gerenciamento de aplicativos bancários e de comunicação em geral. “Ao realizar uma navegação segura e o bom uso das redes sociais, preveniremos futuros golpes digitais”, emendou o relator.

“Nosso objetivo, além da prevenção desses golpes virtuais, é a inclusão digital para a terceira idade. Trata-se de uma ferramenta fundamental para garantir acesso à informação e comunicação, principalmente para uso de serviços públicos e bancários. Neste sentido, é fundamental prepará-los para evitar qualquer armadilha virtual. Desta forma, o projeto 60digital trará mais segurança e evitará fraudes – que são praticadas cotidianamente em nosso país”, afirmou Ossesio.

Após o encerramento do parecer do relator, o deputado federal Eriberto Medeiros (PSB/PE), que presidiu a votação, fez questão de elogiar a proposição de Ossesio Silva: “Nesta oportunidade, quero parabenizar o deputado Ossesio pela dedicação de sempre em defesa da pessoa idosa e por apresentar este belo projeto à sociedade brasileira. Precisamos evitar golpes, fraudes e incluir socialmente nossos idosos, pois eles merecem toda nossa atenção”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *