Foto: Divulgação/Internet
Uma iniciativa inovadora, o governo federal anunciou o programa Voa Brasil, para facilitar o acesso ao mercado aéreo para os brasileiros, especialmente aposentados do INSS. A medida, segundo fontes oficiais, visa permitir que mais cidadãos possam viajar de avião, promovendo assim a inclusão social e o uso mais eficiente dos assentos ociosos nas aeronaves.
O governo criou um portal específico para facilitar essa tarefa. O site requer que o aposentado tenha um cadastro no gov.br, e com base nas informações inseridas, o sistema verifica automaticamente se a pessoa está elegível para o benefício. Uma vez identificado o bilhete desejado, o usuário será redirecionado para a página da companhia aérea correspondente para finalizar a compra.
O programa Voa Brasil tem como principal objetivo ocupar os assentos ociosos nos voos domésticos, que atualmente representam cerca de 15% a 20% do total de vagas. Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, essa taxa de ociosidade é uma oportunidade para incluir mais brasileiros no mercado de aviação. Em 2023, aproximadamente 112 milhões de passageiros foram transportados, com 12% das passagens vendidas por até R$ 200.