A importância do voto do cidadão idoso

A população idosa tem crescido e cada vez mais o voto consciente se faz necessário para que se conceba políticas públicas que proporcione um envelhecimento saudável e com qualidade de vida a esses cidadãos.

Estamos em ano eleitoral e o dia de exercer a cidadania se aproxima. É preciso promover o resgate, a confiança e a credibilidade na participação das pessoas idosas no processo democrático. Como direito fundamental, o idoso pode e deve ter participação ativa na vida política do Estado, bem como é essencial conhecer os candidatos e as candidatas, e suas respectivas propostas, assim como identificar quais valores julga mais importantes e quais valores eles pretendem defender.

Neste contexto, o voto do eleitorado idoso pode ser decisivo, mas para isso é preciso se organizar para participar da eleição de outubro e demonstrar sua força. Por meio desta ação, se elege os representantes políticos do país. Representantes esses, que tomarão as decisões para buscar soluções para os vários problemas que enfrentamos, podendo contribuir na transformação do cenário político e social do Brasil.

Por isso, é necessário que os idosos se mantenham ativos, reivindicando seus direitos para serem efetivamente representados e assim possam viver em uma sociedade que garanta o bem-estar geral do povo brasileiro e o bem-estar da geração que já contribuiu com o avanço socioeconômico do país e muito ainda tem a usufruir e a contribuir.

Desse modo, é fundamental que os idosos como sujeitos de direitos e deveres participem das eleições que se aproximam, atuando no processo eleitoral, elegendo seus representantes e influenciando diretamente no destino do Brasil com a consciência de sua força e poder para influir nos destinos da nação.

As informações sobre o título eleitoral podem ser obtidas no Portal do TSE, no campo “Serviço ao eleitor”. Quem fez a identificação biométrica terá a alternativa do e-Título, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que substitui o título em papel e que pode ser baixado na Google Play e na App Store.

Mensagem do secretário nacional do Idosos Republicanos, deputado federal Ossesio Silva