Ossesio reivindica implantação do Programa Criança Feliz para municípios de PE

Ossesio reivindica implantação do Programa Criança Feliz para municípios de PE

Mais de 280 mil crianças pernambucanas vão ser atendidas pelo programa Criança Feliz, do governo federal, a partir do próximo ano. Em parceria com municípios e estados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vai beneficiar, num primeiro momento, meninos e meninas em vulnerabilidade que fazem parte do Bolsa Família. Em todo o país, o projeto terá como objetivo acompanhar os primeiros mil dias de vida de quatro milhões de crianças até 2018. O deputado Ossesio Silva (PRB), reivindicou, por meio de indicações, a implantação do programa Criança Feliz, para diversos municípios pernambucanos, da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

“O programa vai unir diferentes áreas, como saúde, educação, justiça, desenvolvimento social, cultura e direitos humanos. Vai começar pelas crianças mais vulneráveis para que elas tenham um atendimento especial e acompanhamento em casa. A ação toma como base o Marco Legal da Primeira Infância, que já atua em diversos programas. O que está sendo proposto, é criar uma proteção para as crianças do Bolsa Família, que depois vai ser estendida às outras famílias brasileiras” ressaltou Ossesio

Programa

Um comitê do novo programa vai atuar em cada região. A ação será semanal durante os primeiros mil dias de vida até essa criança passar da idade de estimulação, que é de maior impacto nos primeiros mil dias de vida. O programa vai envolver 2,5 mil visitadores no estado, que participaram de um curso de preparação. Foram realizadas  seis edições de cursos com 800 pessoas, do Brasil inteiro. O Criança Feliz foi montando e envolve pessoas capacitadas, que podem ser da área de educação, saúde, mas que tenham uma capacitação única e específica para orientar a família, apoiar e estimular aquela criança.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado Ossesio Silva

Fotos: Cedidas

 

Deixe seu comentário