Deputado Ossesio apresenta balanço da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe

Deputado Ossesio apresenta balanço da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe

O presidente em exercício da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Ossesio Silva apresentou recentemente, o balanço dos trabalhos realizados ao longo da sua gestão á frente do colegiado no biênio 2017-2018. No total a comissão aprovou 10 projetos, efetuou 80 requerimentos com temática Internacional,  realizou 01 reunião extraordinária, 03 grandes expedientes especiais e 07 reuniões ordinárias e foram realizados 80 participações da equipe técnica em eventos internos e externos.

Na oportunidade da apresentação do balanço, a coordenadora da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Kátia Cavalcante, agradeceu ao deputado Ossesio Silva por sua atuação durante os dois anos na presidência do colegiado “A comissão se tornou ativa e expressiva com alterações históricas nas atribuições, visibilidade, atividade legislativa e um protagonismo como representante e mediadora da Alepe junto aos entes internacionais” disse Kátia.

Estreitar as relações com os 33 consulados já existentes em Pernambuco e atrair outros, a exemplo de Moçambique, foram metas da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe. Uma das ações realizadas no primeiro semestre deste ano, com esse objetivo, foi a Reunião Solene para receber representantes diplomáticos de 19 países europeus. A visita fez parte da Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia no Brasil e teve o objetivo de fortalecer os laços entre o bloco e o País, visando principalmente parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria.

Os dias da África e da Presença Africana em Pernambuco, ambos celebrados em 25 de maio, mereceram Reunião Solene realizada em junho. “Pernambuco tem sido um dos Estados brasileiros que mais tem ajudado o povo africano, essa relação é muito importante”, explica o deputado Ossesio, que preside a comissão. Também a celebração ao Dia Nacional da Imigração Judaica para o Estado foi objeto de Grande Expediente Especial na Alepe no mês de março, a partir de uma iniciativa do colegiado.

A entrega do Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco, realizada pela Assembleia Legislativa no último mês de abril, foi um dos destaques entre as atividades da Comissão de Assuntos Internacionais. A solenidade, que premiou Japão e Alemanha, teve como objetivo agraciar e estimular ações e parcerias entre as nações amigas e o Parlamento pernambucano.

O colegiado também promoveu, em junho, uma Reunião Solene para celebrar o Dia Nacional da Imigração Japonesa. A iniciativa do encontro partiu, do deputado Ossesio. “O Brasil abriga a maior comunidade de origem nipônica fora do Japão: são cerca de 1,6 milhão de pessoas, sendo 30 mil delas residentes em Pernambuco”, registrou na ocasião. O evento ainda contou com a presença do cônsul-geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi.

Segundo o parlamentar, uma das metas do colegiado foi dar continuidade ao estreitamento das relações institucionais entre o Corpo Consular sediado no Recife e a Alepe, buscando construir uma agenda de Interesses socioeconômicos  entre os consulados e o Estado, mediantes visitas, encontros e intermediação de demandas apresentadas. Um dos projetos de lei acatados determina a inclusão da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Com a eleição do deputado Ossesio para a Câmara dos Deputados, em Brasília, o parlamentar deixa um legado para o próximo presidente do colegiado, que dará continuidade a relação diplomática do poder legislativo com as embaixadas e consulados em Pernambuco.

 

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado Ossesio Silva

Foto: Alepe

 

 

Deixe seu comentário