Poder Legislativo celebra 50 anos do Comitê Pernambuco-Geórgia

Poder Legislativo celebra 50 anos do Comitê Pernambuco-Geórgia

Em novembro de 1968, foi firmada parceria entre a Geórgia, nos Estados Unidos, e Pernambuco. O fato deu início ao Programa Partners of the Americas (Companheiros das Américas), que passou a promover intercâmbios culturais entre os dois Estados. Na noite desta quarta (21), a Assembleia Legislativa realizou Reunião Solene para comemorar os 50 anos do Comitê Pernambuco-Geórgia.

A entidade proporcionou o intercâmbio de aproximadamente 3.500 pernambucanos e georgianos, por meio do Voo da Amizade Recife-Atlanta. A promoção local de programas globais de liderança Kellog Fellowship e American Fellows Program permitiu a troca de conhecimentos entre líderes das áreas politica, universitária e empresarial nos últimos anos.

Na época da criação do Comitê, a Geórgia era governada por Jimmy Carter, que veio a ser presidente dos Estados Unidos, de 1977 a 1981. “Ele deu ilimitado apoio ao intercâmbio, inclusive desembarcando no Recife com a esposa, Rosalynn”, enfatizou o deputado Ossesio Silva, que presidiu a cerimônia. A proposição foi de autoria do deputado Lucas Ramos (PSB).

De acordo com o parlamentar, a entidade teve como primeiro presidente o advogado Alfredo Vieira, cargo atualmente ocupado pela professora universitária Aurora Vaz de Oliveira. “Entre outras coisas, esses intercâmbios têm resultado em acordos firmados entre universidades dos dois Estados parceiros e na capacitação de novas gerações de dirigentes”, acrescentou.

Lucas Ramos ressaltou que existem outros 18 comitês no Brasil e quase cem nas Américas do Sul, Central e do Norte. Segundo ele, essa rede de voluntários promove a integração entre  os povos e o desenvolvimento econômico e social das comunidades às quais pertence. “Nos últimos anos, o Comitê tornou-se referência na implementação de programas locais da rede Partners, na mobilização de voluntários para ajudar na formação de jovens e no apoio às organizações da sociedade civil”, destacou o socialista. Para o deputado, desde sua criação, a entidade cumpre a missão de “conectar pessoas e instituições para servir a comunidade e transformar vidas”. “É importante preservar os 50 anos de parceria entre Pernambuco e a Geórgia”, concluiu.

A presidente do Comitê, Sharon Anderson, também salientou a importância de conectar cidadãos dos dois Estados e lembrou que representantes serão bem-vindos para uma nova celebração na Geórgia. Tibério Monteiro, coordenador do grupo em Pernambuco, considera a homenagem da Alepe um gesto significativo. “Nossa missão e principal valor é a promoção do voluntariado e o engajamento cívico das pessoas”, comentou.

 

Fonte e foto: Alepe

 

Deixe seu comentário