Deputado Ossesio Silva reivindica a limpeza, desobstrução  e dragagem dos Rios Tejipió, Jordão e Jiquiá

Deputado Ossesio Silva reivindica a limpeza, desobstrução e dragagem dos Rios Tejipió, Jordão e Jiquiá

O deputado Ossesio Silva, reivindicou ao Governo do Estado e as prefeituras municipais de Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata a limpeza, desobstrução  e dragagem dos Rios Tejipió, Jordão e Jiquiá. As indicações 10837/2018, 10838/2018 e 10839/2018 foram aprovadas por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O parlamentar justificou nas proposições a importância da solicitações. “Infelizmente vários objetos são jogados nos leitos dos rios, contribuindo para enchentes, alagamentos e proliferação de animais transmissores de doenças. Há a necessidade de um planejamento ambiental de resgate e preservação do rios, através de um processo de limpeza, desobstrução e drenagem. Essas ações vão evitar o transbordamento dos canais de diversas localidades, quando ocorrem fortes chuvas” frisou.

Os Rios Tejipió, Jordão e Jiquiá são uns dos rios mais poluídos do estado, em decorrência do déficit de saneamento básico em Pernambuco.

O Rio Tejipió tem sua nascente no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, e corre pela divisa sul entre o município de Jaboatão dos Guararapes e a cidade do Recife, passando pelos bairros recifenses de Tejipió, Totó, Barro, Areias, Caçote, Imbiribeira e Ipsep. Por fim, desagua na Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife. A bacia do Rio Tejipió tem uma extensão de cerca de 93 km², banha áreas urbanas e industriais de três cidades populosas da Região Metropolitana do Recife

O Rio Jordão é um curso de água que banha o estado de Pernambuco. Nasce no município de Jaboatão dos Guararapes no bairro de Jardim Jordão, atravessa quatro bairros do Recife: Jordão, Boa Viagem, Pina e Imbiribeira e, após um curso de 11 km, desagua no rio Capibaribe.

O Rio Jiquiá nasce na Zona Oeste do Recife, passando por diversas comunidades da cidade. O Jiquiá é afluente de 16 canais em oito bairros da capital pernambucana.

 
 
Texto: Thiago Gouveia
 
Foto: Alepe

Deixe seu comentário