Comissão de Assuntos Internacionais projeta Japão como país Amigo de Pernambuco

Comissão de Assuntos Internacionais projeta Japão como país Amigo de Pernambuco

Nesta última quinta-feira (08/03), o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Ossesio Silva (PRB) se reuniu com o Cônsul Geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi e o Cônsul Geral Adjunto, Tadao Furukawa.

O encontro teve o objetivo de discutir o projeto Prêmio País Amigo de Pernambuco que será concedido ao Japão, através da Comissão de Assuntos Internacionais. A escolha do Japão deu-se pelas relevantes parcerias da representação diplomática, em ações desde 1912 em Pernambuco, beneficiando várias regiões do estado.

O parlamentar destacou a importância da integração das nações. “O Brasil e o Japão, são países democráticos, com grande população, que compartilham objetivos como a promoção do crescimento econômico com progresso tecnológico, inclusão social e desenvolvimento sustentável” frisou.

História

As relações diplomáticas entre Brasil e Japão foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, do Comércio e Navegação. Em 1897, os países começaram a abertura das respectivas representações diplomáticas. O início da imigração japonesa no Brasil aconteceu com a chegada do navio Kasato Maru, em 1908.

A comunidade brasileira no Japão é a terceira maior comunidade brasileira no exterior, apesar de ter decrescido do ápice de mais de 300 mil pessoas, em 2007, para pouco mais de 173 mil, atualmente. A comunidade nipodescendente (“nikkei”) no Brasil, fruto da imigração iniciada em 1908, alcança cerca de 1,6 milhão – a maior população de origem nipônica fora do Japão. Esse vínculo humano é o principal patrimônio das relações, potencializando o diálogo e a cooperação entre os dois países.

 

Texto: Thiago Gouveia

Foto: Cedida

 

Deixe seu comentário