Voto de Aplauso – Deputado Bispo Ossesio parabeniza trabalho social da Universal nos Presídios (UNP)

Voto de Aplauso – Deputado Bispo Ossesio parabeniza trabalho social da Universal nos Presídios (UNP)

O deputado bispo Ossesio Silva (PRB), requereu Voto de Aplauso ao grupo Universal nos Presídios (UNP), pelos relevantes trabalhos sociais realizados no estado e no país. A proposição de n° 4116/2017,  visa homenagear  o trabalho que o grupo realiza, dentro e fora das unidades prisionais do Brasil. Por meio dos milhares de voluntários espalhados em todos os estados, e a cada dia mais importante e proveitoso na busca por uma sociedade mais justa e menos violenta.

O deputado Ossesio justificou no requerimento o trabalho desenvolvido pela UNP. “A realização desse trabalho da Universal nos Presídios, apenas é possível porque pessoas de boa vontade e comprometidas com a solidariedade, e amor ao próximo, venham ajudar  voluntariamente para que aquele que está vivendo em condições de vulnerabilidade seja resgatado como cidadão completo” ressaltou.

Presídios:

No Brasil, mais de 8 mil voluntários visitam presídios pelo País e levam apoio espiritual aos detentos por meio da Palavra de Deus. Eles também colaboram com a doação de alimentos, kits de higiene, Bíblias, livros e serviços de saúde e bem-estar.

Preocupada com essa população, a Universal desenvolve um trabalho de ajuda espiritual, moral e social há mais de 30 anos em presídios e delegacias de vários estados brasileiros. Como resultado, mudanças de comportamento significativas acontecem entre os detentos.

Hoje, a Universal atua em 350 presídios brasileiros, contemplando todos os estados da federação, atendendo a 80% da população carcerária do País, que chega a mais de 600 mil detentos, segundo o Centro Internacional de Estudos Penitenciários (ICPS).

Universal nos Presídios:

Em contrapartida a esses números alarmantes, milhares de voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) realizam um trabalho social e de evangelização com o intuito de levar auxílio espiritual, moral e apoio material que atenda às necessidades básicas, não apenas dos detentos e detentas, mas também dos seus familiares e de agentes penitenciários.

UNP em números:

Em 2016, as ações do programa Universal nos Presídios beneficiaram mais de 498 mil detentos e jovens internos, número que se refere a 80% da população carcerária do País.

Eles receberam doações de livros e Bíblias (301 mil); exemplares do jornal Folha Universal (968 mil) e do Hora da Mudança (129 mil); kits de higiene (27 mil); roupas; cestas básicas; e brinquedos (21 mil); além de assistirem à sessões do filme “Os Dez Mandamentos” (53 mil), numa ação inédita em diversos presídios brasileiros.

O apoio do programa também se estendeu a 340 mil familiares de encarcerados, com cafés da manhã oferecidos gratuitamente nas portas dos presídios nos dias de visitação, bem como assistência jurídica e social. Além disso, as famílias recebem visitas domiciliares dos evangelizadores. Só ano passado, foram mais de 8,4 mil visitas.

UNP no estado de Pernambuco:

O trabalho do grupo no estado tem sido realizado de forma incansável há muitos anos. Atualmente é realizado trabalho em mais de 20 presídios pernambucanos. O responsável estadual do UNP, é o pastor Daniel Gaspar Júnior.

 

Texto: Thiago Gouveia

Foto: Jacqueline Calazans

Deixe seu comentário