Deputado Ossesio defende integração da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em PE

Deputado Ossesio defende integração da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em PE

A instalação de consulados dos países de Língua Portuguesa em Pernambuco, está na pauta de prioridades do presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Ossesio Silva.

Ciente da importância da criação destes espaços para o Estado, o parlamentar vem trabalhando pela execução dessas reivindicações, destacou que uma das metas do colegiado é estreitar as relações com os consulados já existentes no estado, e atrair outros.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 1996, a organização reconhecida pela comunidade internacional preza pelo diálogo e a colaboração entre os respectivos países. Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O parlamentar destacou a importância da implantação dos consulados dos países da CPLP para a região Nordeste do Brasil. “O Brasil precisa aumentar o intercâmbio e as relações com diversos países, e o estado de Pernambuco, é o pioneiro dessa integração. Entre os desafios para os países dessa comunidade, estão a necessidade de superar a dispersão geográfica através de uma pauta comum, e de ações efetivas de combate às desigualdades” disse.

Texto: Thiago Gouveia

Foto: Alepe

 

Deixe seu comentário