Comissão de Assuntos Internacionais promove ações de aproximação com unidades diplomáticas

Comissão de Assuntos Internacionais promove ações de aproximação com unidades diplomáticas

Estreitar as relações com os 33 consulados já existentes em Pernambuco e atrair outros, a exemplo de Moçambique, são metas da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe. Uma das ações realizadas no primeiro semestre deste ano, com esse objetivo, foi a Reunião Solene para receber representantes diplomáticos de 19 países europeus. A visita fez parte da Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia no Brasil e teve o objetivo de fortalecer os laços entre o bloco e o País, visando principalmente parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria.

Os dias da África e da Presença Africana em Pernambuco, ambos celebrados em 25 de maio, mereceram Reunião Solene realizada em junho. “Pernambuco tem sido um dos Estados brasileiros que mais tem ajudado o povo africano, essa relação é muito importante”, acredita o deputado Ossesio Silva, que preside a comissão. Também a celebração ao Dia Nacional da Imigração Judaica para o Estado foi objeto de Grande Expediente Especial na Alepe no mês de março, a partir de uma iniciativa do colegiado.

Segundo o parlamentar, uma das metas da Comissão para o segundo semestre é dar continuidade ao estreitamento das relações institucionais entre o Corpo Consular sediado no Recife e a Alepe, buscando construir uma agenda de Interesses socioeconômicos  entre os consulados e o Estado, mediantes visitas, encontros e intermediação de demandas apresentadas.

Ainda nesse primeiro semestre, a Comissão recebeu três proposições para análise e aprovou duas. Umas das propostas acatadas foi o Projeto de Resolução nº 834/2016, e seu Substitutivo nº 01 de autoria da Comissão de Justiça, instituindo o Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco.

Fonte: Alepe

Deixe seu comentário