Ossesio presta homenagem a Ahmed Kathrada, ícone da luta contra o apartheid na África do Sul

Ossesio presta homenagem a Ahmed Kathrada, ícone da luta contra o apartheid na África do Sul

O deputado Ossesio Silva,  presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), apresentou um requerimento, para prestar homenagem e manifestar pesar pelo falecimento de Ahmed Kathrada , ícone da luta contra o apartheid na África do Sul. Kathrada nasceu no dia 21 de agosto de 1929 e faleceu nesta terça-feira, dia 28 de março, aos 87 anos.

Ossesio ressaltou a importância de Kthrada para a luta pela igualdade racial. “Ele era um líder mundial no combate ao racismo, e destacou seu compromisso com a justiça acima das divisões raciais” disse.

História

Ahmed Kathrada, foi companheiro de prisão de Nelson Mandela e da luta contra o apartheid (regime de segregação racial) na África do Sul.

Membro do Congresso Nacional Africano (CNA) e militante também do Partido Comunista Sul-Africano (SACP), Kathrada foi condenado a prisão perpétua em 1964 ao lado de Mandela e de outros líderes destas organizações, e passou grande parte dos 26 anos que esteve recluso na prisão de Robben Island, por suas atividades contra o regime.

Kathrada foi libertado junto com seus companheiros de prisão em 1989, quando o regime segregacionista iniciou as negociações com a resistência negra para dissolver e dar lugar à democracia multirracial.

O veterano da luta pelos direitos civis na África do Sul foi eleito parlamentar pelo CNA nas primeiras eleições democráticas, realizadas em 1994, e foi assessor do presidente Mandela, que deixou a política em 1999.

Kathrada se envolveu depois em várias campanhas, na fundação que leva seu nome, e em vários projetos pela justiça social e contra o racismo.

Ele era guia da Fundação Mandela e mostrava a seus convidados a prisão de Robben Island, onde se encontra a pequena cela onde viveu Nelson Mandela.

201312891629772734_20

Texto: Thiago Gouveia

Fotos: Cedidas

Deixe seu comentário