Assuntos Internacionais aprova premiação para países amigos de Pernambuco

Assuntos Internacionais aprova premiação para países amigos de Pernambuco

A criação do Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco (Projeto de Resolução nº 834/2016) recebeu, nesta terça (21), parecer favorável da Comissão de Negócios Internacionais. De autoria do deputado Joaquim Lira (PSD), a proposição, que irá tramitar nos termos do Substitutivo n°1, visa agraciar, anualmente, até duas nações que tenham desenvolvido projetos e ações ambientais, culturais, educacionais, comerciais, econômicas ou sociais que tragam benefícios para o Estado.

A norma seria um modo de retribuir os países que mantêm representações em Pernambuco, citando como modelo o Consulado Alemão, que instalou a primeira estação de pré-reciclagem no Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa) do Recife. “Esse exemplo de elevado interesse econômico e social serve de incentivo para que outros organismos possam se nortear para que novas ações sejam feitas”, indica o texto da justificativa.

Segundo a proposta, para concorrer ao prêmio, o país beneficiário deverá possuir consulado, embaixada, escritório consular, câmara de comércio ou centro cultural instalado no Estado. A honraria será registrada em diploma e medalha – cunhada por artista pernambucano e contendo uma imagem, em relevo, do Museu Palácio Joaquim Nabuco –, a serem entregues aos agraciados.

Para o presidente do colegiado, deputado Ossesio Silva, o projeto é importante para a sociedade. “É bastante positivo, pois tem o sentido de aproximar ainda mais os consulados, bem como saber qual é a intenção deles no Estado, trazendo a cultura de outras nações para cá”, avaliou.

Fonte e foto: Alepe

Deixe seu comentário