Deputado Ossesio prestigia parceria do consulado japonês que beneficia crianças em Jaboatão

Deputado Ossesio prestigia parceria do consulado japonês que beneficia crianças em Jaboatão

O deputado Ossesio Silva, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), participou, na última sexta-feira (03/03), da entrega da segunda etapa da obra do Clube de Mães e Creche Lar Esperança,  localizada no bairro da Muribeca, no município do Jaboatão dos Guararapes.

A realização desta obra se deu graças à parceria entre o Projeto Casa da Criança e o Escritório Consular do Japão no Recife, através do cônsul Yasuhiro Mitsui. O Consulado do Japão em 2012, como principal financiador, já havia assistido esta creche, quando concedeu cerca de 173 mil reais, que foram aplicados na construção da ala educacional, espaço multiuso, sala de tv, leitura, banheiros e área de lazer.

O deputado Ossesio ressaltou a importância da parceria em o Consulado e o projeto. “É bom ver que foi uma ação bem empregada. É muito gratificante ver uma ação da amizade do povo japonês com o brasileiro, em uma ação de desenvolvimento social. Embora existam desastres naturais e crises econômicas, um ótimo exemplo de ajudar outros países a construir cidadãos mais dignos. Com mais dignidade os resultados são mais efetivos”, destacou.

Conforme a coordenadora Fátima Ivo, “Essas crianças ganharam um espaço que lhes permitem viver com dignidade a sua infância, onde seus direitos básicos são garantidos”, disse.

A coordenadora do serviço de convivência, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janair Araújo, ressaltou da importância da parceria com a creche Lar Esperança, uma vez que, possibilita a execução de um serviço que previne ocorrências de situações de risco social e fortalece os vínculos familiares e comunitários, executando de forma qualitativa a Política Nacional de Assistência Social.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes, Joselito Nunes  destacou a parceria entre o consulado e a prefeitura, o mesmo  parabenizou a todos os envolvidos. “É a realização de um sonho da comunidade”, ressaltou Nunes.

O Escritório Consular do Japão do Recife atua em sete estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia). Dentre outras atividades consulares e culturais, implementa o APC – Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, um programa do governo japonês destinado a auxiliar, com financiamentos a fundo perdido, entidades que atuam no desenvolvimento de atividades de atendimentos das necessidades humanas básicas. O programa foi implementado há cerca de 15 anos no Brasil, tendo o Escritório Consular do Japão no Recife, realizado 54 projetos em sua área de atuação, sendo 30 em Pernambuco totalizando US$ 2.895.264,28 em doações.

Desde 2009, o Lar Esperança recebe apoio do Projeto CASA DA CRIANÇA através do Programa Cia dos Anjos que, implantando a metodologia deste programa, realizou treinamento e capacitação para a equipe da creche, com o objetivo de profissionalizar e oferecer maiores oportunidades às crianças nas áreas de educação, saúde, lazer, arte e cultura. A instituição é mantida pelos esforços de Cristina Rodrigues com apoio de diversos empresários. A creche atende a mais de 100 crianças, de zero a 14 anos, filhos de catadores de material reciclável do antigo lixão da Muribeca, oferecendo atividades educativas e extracurriculares.

O Projeto Casa da Criança é uma organização reconhecida pelo Governo Federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que defende os direitos de crianças e jovens por meio de ações que vão, desde reformas e construções, até iniciativas de interesse nacional que primam pela qualidade do atendimento.

Texto : Ascom deputado Ossesio Silva

Foto: Jonatas

 

Deixe seu comentário