Ossesio participa de homenagem a ex-ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros

Ossesio participa de homenagem a ex-ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros

O deputado Ossesio Silva, participou na manhã desta terça-feira, (22/11), de uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo (GT Racismo), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE),  uma homenagem a ex-ministra da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros. A sala do GT Racismo do MPPE recebeu o nome da homenageada, em solenidade, com a presença do procurador-geral de Justiça, Dr. Carlos Guerra de Holanda,  a coordenadora do GT, Dra. Maria Bernadete Figueiroa, a professora-doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Saúde Coletiva, Fernanda Bairros, sobrinha de Luiza, movimento negro, ativistas sociais, membros, equipe do GT e servidores.

O deputado Ossesio destacou a importância do trabalho da ex-ministra da Igualdade Racial,  Luiza Bairros no combate ao racismo. “Pelas conquistas que ela conseguiu, com ações afirmativas para os negros do nosso país, a ex-ministra Luiza foi agraciada com a entrega da medalha Medalha  Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Zumbi dos Palmares, maior comenda do legislativo estadual pernambucano. Honraria que agracia os maiores expoentes na área de promoção da igualdade racial e dos direitos dos afro-brasileiros” afirmou o deputado que foi o autor do Projeto de Resolução n° 1.487/2013, que concedeu a homenagem.

O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, reforçou que a iniciativa é muito justa para uma pessoa que contribuiu demais com o desenvolvimento do enfrentamento ao racismo nas instituições e principalmente, no GT Racismo do MPPE.

Para a coordenadora do GT Racismo do MPPE, Maria Bernadete Figueiroa, “Luiza Bairros tem uma importância fundamental na história do povo negro no Brasil por todo seu engajamento pela causa. Ela também nos deu a dimensão do racismo e os seus efeitos, contribuindo com a criação do GT Racismo do MPPE”.

A professora-doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Saúde Coletiva, Fernanda Bairros, sobrinha de Luiza, foi que representou a família nessa homenagem. “Agradeço a todos pelo carinho a minha tia, que dedicou a vida dela na luta pela igualdade racial”.

Fonte: MPPE com informações da Ascom

Deixe seu comentário